About UsEarly Childhood DevelopmentEducation & Special NeedsHealth CareGiving & EventsPublications & Resources

Alvos Vulneráveis : Estudantes com Deficiência e a Intimidação Escolar
Por Janet Vohs, Diretora de Publicações
Centro de Informação e Recursos para os Pais

Uma vez considerada “somente parte do crescimento”, hoje em dia a intimidação escolar é vista como ela é – crueldade que pode ser potencialmente devastadora para qualquer criança. Estudos têm demostrado que as crianças que sofrem de intimidação escolar estão mais propensas a sofrer de angústia emocional, tais como a ansiedade, a depressão, bem como de um fraco desempenho escolar. Além disso, a intimidação escolar está ligada a sérias violências escolares.

Este reconhecimento crescente, vem refletido no fato de que agora, 41 estados têm leis de anti-intimidação escolar, anti-bullying laws (www.bullypolice.org). Atualmente, muitos projetos de lei de anti-intimidação escolar, estão sob consideração na legislatura de Massachusetts. Estes projetos de lei pedem amplas estratégias no discurso da intimidação escolar e que os distritos escolares formulem a prevenção e políticas de intervenção e procedimentos para fazer relatórios e investigações sobre a intimidação escolar.

Devido ao fato de que a intimidação escolar envolve um desequilíbrio físico ou poder psicológico, os estudantes com deficiência estão especialmente vulneráveis e sendo frequentemente o seu alvo. Por exemplo, no outono de 2009, respostas a um estudo feito on-line pelo Defensores para Crianças de Massachusetts, Massachusetts Advocates for Children, perguntava-se sobre a extensão da intimidação escolar contra as crianças portadoras do espectro de autismo. Quase 90 por cento dos pais responderam que suas crianças tinham sofrido de intimidação escolar. O resultado destes relatórios podem ser certamente aplicados para a maioria dos estudantes com deficiência. O alvo desproporcional de estudantes com deficiência mostra que, além da grande abordagem da escola, muitos estudantes com deficiência também necessitam de que estratégias específicas para se lidar com a intimidação escolar sejam escritas em seus IEPs*. Uma abordagem da totalidade da escola para a criação de um ambiente seguro e respeitável para todos os estudantes, combinado com uma ajuda específica para os estudantes de maior risco, já demonstrou que reduz eficazmente o comportamento de intimidação escolar.

Todas as crianças merecem se sentir seguras na escola. O Centro de Redução de Agressão de Massachusetts, Massachusetts Aggression Reduction Center, oferece estas sugestões (reimpressão autorizada) de como os pais podem apoiar seu filho/sua filha que está sofrendo de indimidacão escolar:

  • Diga a seu filho/sua filha de que isto não é culpa dele ou dela, e que ele/ela não fez nada de errado.

  • Enfatize que acima de tudo, seu filho/sua filha não deverá retaliar ou tentar brigar ou bater na pessoa que o(a) está intimidando.

  • Mude de comportamento assumindo um papel como ignorando o intimidador/a intimidadora ou indo embora.

  • Juntamente com seu filho/sua filha, faça uma lista dos adultos na escola que ele ou ela pode procurar para pedir ajuda, tais como os orientadores ou administradores.

  • Dê a seu filho/sua filha alguma forma de alívio. Arranje para que ele ou ela veja amigos nos finais de semana, e planeje atividades divertidas com a família.

A intimidação na escola deveria ser totalmente inaceitável para os estudantes, professores, pais e administradores escolares. Descobrir que seu filho/sua filha é uma vítima de intimidação escolar é extremamente angustiante. A chave para se conseguir terminar com a intimidação escolar é obtendo-se a cooperação da escola. Como a intimidação escolar não está provavelmente limitada a uma só criança, a união de forças com outros pais através do PTA ou outras redes de trabalho para se resolver o problema é também recomendado. Trabalhar com outros para comunicar à escola sobre o problema é o mais adequado, deste modo, consequentemente e uma resposta amplamente eficaz da escola.

*Para aprender mais sobre os projetos de lei relativos a anti-intimidação escolar que se encontram sob consideração, por favor entre em contato com o Comissão Mista sobre Educação de Massachusetts, Massachusetts Joint Committee on Education: Equipe de Funcionários da Câmara no (617) 722-2070; Equipe de Funcionários do Senado no (617) 722-1570. O Defensores das Crianças de Massachusetts, Massachusetts Advocates for Children (MAC) está liderando esforços para assegurar a aprovação do H. 3804 (Um Ato Tratando da Intimidação Escolar de Crianças com ASD, Act Addressing Bullying of Children with ASD).

Recursos e Fontes

Diretamente do Campo: Um Guia para a Prevenção da Intimidação Escolar, Direct from the Field: A Guide to Bullying Prevention. (2007). Parker-Roerden, L., Rudewick, D., & Gorton, D. Boston, MA: Departamento de Saúde Pública. Este Guia provê ferramentas para ajudar as comunidades escolares a criar programas de prevenção que alcancem as suas necessidades particulares. O guia dedica uma seção de ajuda às crianças com deficiência e oferece sugestões específicas em como dar respostas a uma criança que sofreu de intimidação escolar. Carregue o programa e faça uma cópia no www.mass.gov/Eeohhs2/docs/dph/com_health/violence/bullying_prevent_guide.pdf.

De Olho na Intimidação Escolar: O QueVocê Pode Fazer? Eyes on Bullying: What Can You Do? (2008). Storey, K. & Slaby, R. Este conjunto de ferramentas, toolkit, disponível no www.eyesonbullying.org, está planejado para ajudar aos pais e àqueles que cuidam das crianças a que aprendam estratégias eficazes em como terminar e prevenir a intimidação escolar.

Centro Nacional para a Prevenção da Intimidação Escolar, National Center for Bullying Prevention. Este website, no www.pacer.org/bullying, tem apresentações para os estudantes elementares e adolescentes, bem como recursos para os pais e escolas.

Pare a Intimidação Escolar Agora! Stop Bullying Now! Este website do Departamento Americano de Saúde & Serviços Humanos, U.S. Department of Health & Human Services, tem com alvo ajudar as crianças a que endendam o que é a intimidação escolar e o dano que ela causa. Também apresenta um conjunto de recursos, resource kit, com dicas e fatos, e inclui um extenso banco de dados de recursos sobre a prevenção da intimidação escolar. A informação para adultos está disponível em inglês e espanhol. Visite o www.stopbullyingnow.hrsa.gov.

“Sendo Alvo, Insultado, Atormentado: A Intimidação Escolar de Crianças com Distúrbio do Espectro de Autismo”, Targeted, Taunted, Tormented: the Bullying of Children with Autism Spectrum Disorder”. (2009). Boston, MA: Defensores das Crianças de Massachusetts, Massachusetts Advocates for Children. Pode ser carregado no www.massadvocates.org/uploads/44/a0/44a075940bd061eef73d72ec643c2762/Bullying-Report-final-s.pdf

“Quando a Sua Criança está Sofrendo de Intimidação Escolar: Um Guia para os Pais de Massachusetts”, “When Your Child is Being Bullied: A Guide for Parents from Massachusetts”. (2008). Centro de Redução de Agressão de Massachusetts, Massachusetts Aggression Reduction Center. Bridgewater, MA: Colégio Estadual de Bridgewater. Esta brochura oferece aos pais sugestões práticas em como ajudar seus filhos/suas filhas a suportar a intimidação escolar e como trabalhar com a escola. Leia mais no http://webhost.bridgew.edu/marc/marc%20bullying.pdf.

Para obter mais informação sobre o Centro de Informação e Recursos para os Pais de Massachusetts (PIRC) e em como nós podemos apoiá-lo(la) em seu papel chave como um parceiro(a) das escolas na ajuda ao sucesso da educação de seu filho/sua filha, telefone para 1-877-471-0980 ou visite www.pplace.org.