FCSN // Newsletter // 2017 // Fall 2017 // Preparando-se para o Jardim de Infância
a

Preparando-se para o Jardim de Infância

Ha escrito por Janet R. Vohs
atualizado por Janet Sauer, Ed.D., Assistant Professor, Lesley University

Attentive mother reading with her little girl 
 
O jardim de infância é o primeiro ano da escola formal para muitas crianças nos Estados Unidos. No jardim de infância, atividades práticas ajudam a preparar os jovens para os desafios que tiverem pela frente. Os pais podem preparar a si próprios e aos seus filhos de várias maneiras para uma transição suave e positiva para o jardim de infância.
 

Como posso ajudar a preparar o meu filho?

Famílias podem ajudar as crianças a tirar o maior proveito destes primeiros anos de aprendizado. Até a idade de 5 anos, o cérebro das crianças está crescendo em um ritmo estonteante! As contribuções feitas para o aprendizado nestes anos durarão por toda uma vida. A coisa mais importante que as famílias podem fazer é conversar e ler para as suas crianças desde o dia de seu nascimento. Quando estiver lendo ou conversando com a sua criança, faça perguntas e explique as coisas. Conversas e livros podem ensinar mais do que apenas a forma de reconhecer paravras. Podem construir importantes habilidades de pensamento crítico.

Estabeleça rotinas. Pelo menos um mês antes do início da escola, comece a programar os horários das refeições e de ir para a cama. Programe também as atividades do dia, como assistir a TV, brincar, e fazer as tarefas. Acostume o seu filho a estar sempre no horário e a coisas acontecendo dentro do programado. Uma boa noite de sono (10 – 12 horas) e um café da manhã nutritivo ajudará a manter o seu filho concentrado no aprendizado. O local também é muito importante. Configure um local onde o seu filho possa ler, pintar, colorir, e fazer as coisas. Ponha a mochila e o material escolar no mesmo lugar para tê-los prontos quando ele for de manhã.

Converse sobre o jardim de infância. Semanas antes da escola começar, converse com seu filho sobre o jardim de infância. Ouça como ele ou ela está se sentindo. Seja reconfortante e otimista. O seu entusiasmo e emoção sobre o aprendizado irá definir um tom forte e positivo.

Encorage independência e responsabilidade. Crie oportunidades para que o seu filho faça escolhas. Deixe que ele ou ela escolha o que vestir, onde brincar, ou que amigos ou parentes chamar. Encorage o seu filho a ter um papel importante na hora de se vestir. Apoie bons hábitos de saúde, tais como lavar as mãos, e cobrir o nariz e a boca para espirrar ou tossir.

Faça da escola um local familiar. Faça um passeio até a escola, visite uma sala de aula, e apresente o seu filho para os professores. Caminhe pela escola durante o recreio e veja as crianças brincarem. Leve seu filho para brincar no parquinho, quando a escola não estiver em aula.

Como posso me preparar?

Comece logo. Antes do seu filho completar 4 anos, você deveria entrar em contato com a sua escola local para aprender como e quando fazer a inscrição, e quais são os documentos exigidos. Um ano pode parecer um longo tempo, mas passará depressa, e haverá muita coisa para aprender e fazer. Você vai querer ter tempo suficiente para aprender sobre todas as opções que são melhores para o seu filho.

Escolha um jardim de infância. Geralmente as crianças vão para um jardim de infância no seu distrito escolar. Se você vive em um grande distrito, poderão haver várias escolhas. Nem todo mundo consegue obter a sua primeira escolha, por isso é importante aprender como o processo de seleção funciona. Massachusetts também tem um programa de ”escolha de escola” que os pais poderão querer usar para matricular seus filhos em um jardin de infância, em um distrito diferente. Para encontrar um jardim de infância em sua área, entre em contato com o supervisor das escolas de sua cidade.

Planeje sua agenda. O jardim de infância pode durar meio dia ou dia inteiro. O jardim de infância de meio dia geralmente tem tanto no período da manhã como o da tarde. Alguns distritos somente oferecem o jardim de infância exigido de meio período. Algumas cidades e bairros oferecem um jardim gratuito de período integral. Outros oferecem um programa de período integral, mas cobram uma taxa para metade do dia.

Junte os documentos necessários. A lista abaixo mostra alguns dos documentos normalmente exigidos. Distritos diferentes têm exigências diferentes, por isso assegure-se de entrar em contato com o seu distrito local para aprender exatamente quais os documentos você tem que trazer para fazer a matrícula. Se a sua família não tem estes documentos por causa da falta de moradia ou de imigração recente, a escola está obrigada legalmente a matricular o seu filho sem estes documentos.

Prova da idade do seu filho. Muitos distritos exigem a certidão de nascimento ou um passaporte da criança mostrando que ele ou ela vai fazer 5 anos, antes da data limite do distrito escolar.

Prova de tutela se o adulto responsável não for o pai ou a mãe da criança.

Prova de residência (onde você mora atualmente). Alguns dos exemplos possíveis são uma cópia de escritura ou contrato de locação, uma conta de serviço de utilidade pública em seu nome, uma carteira de identificação válida com fotografia, formulário W-2 recente, topo de folha de pagamento, e/ou um extrato bancário ou cartão de crédito.

Certificado de imunização de seu filho. Entre em contato com o médico de seu filho para uma cópia deste certificado.

Prova de exame médico. Se o seu filho não tiver um médico, distrito escolar irá ajudá-lo a atender a esta exigência.


Todas as crianças têm o direito de frequentar o Jardim de Infância em Massachusetts.

Os distritos escolares em Massachusetts devem fornecer jardim de infância para todas as crianças de cinco anos de idade, cujas famílias desejem enviá-los. Uma criança não tem que já possuir habilidades de desenvolvimento, comportamentais, sociais ou acadêmicas específicas para ser matriculada no jardim de infância. As crianças com deficência física, mental ou de qualquer outro tipo, crianças hospitalizadas, e crianças que estão aprendendo inglês pela primeira vez, não podem ter negadas a matrícula baseadas nestas condições.