De volta às aulas com o IEP do seu filho

De Elizabeth Topaz, Treinador Sênior, Parent Training and Information Center

Boy in front of BlackboardSe o seu filho tem uma deficiência que é coberta pela lei de educação especial e não está progredindo bem na escola, ele pode precisar de instrução personalizada e/ou serviços relacionados (tal como terapia ocupacional, de fala e linguagem, ou física). Se esse for o caso, ele deve ter um Programa Educacional Individualizado (IEP, pela sigla em inglês). A Equipe do IEP, composta por funcionários da escola, os pais e o aluno (se tiver mais de 14 anos), trabalha em conjunto para desenvolver um plano educacional personalizado que atenda às necessidades específicas do seu filho e facilite a sua aprendizagem. Uma vez desenvolvido (ou “proposto”), o IEP (ou a revisão do IEP) somente pode ser implementado após a aprovação por escrito do pai/mãe ou responsável (e do aluno, se tiver mais de 18 anos).

Se você recebeu uma proposta de IEP e ainda não respondeu, este é o momento de fazê-lo!

Se tiver dúvidas sobre como responder, o nosso call center (central de atendimento) pode ajudá-lo. Você pode preencher um formulário de inscrição online (use o link do call center na página principal do nosso website: www.fcsn.org, ou ligue para 617-236-7210). Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10:00 da manhã às 3:00 da tarde.

Acomodações são mudanças que ajudam o aluno portador de deficiência a se engajar e participar no currículo de educação geral. As acomodações são implementadas pelos professores na sala de aula e pelos funcionários da escola. Encontram-se na seção “Níveis atuais de desempenho educacional” (PLEP, pela sigla em inglês) do IEP. Há duas páginas com o PLEP no IEP do seu filho. Você deve revisar as duas páginas para entender as acomodações fornecidas e quando serão usadas. Algumas acomodações típicas podem ser:

  • tempo adicional para fazer testes ou tarefas
  • organizadores gráficos
  • sentar-se perto de outro aluno com comportamento positivo
  • tecnologias específicas.

Todos os professores do seu filho devem ter acesso ao IEP e saber quais são as acomodações necessárias.
A Educação Especial é um tipo de instrução especialmente direcionada. Isso implica que o professor de educação especial mudou

  • o conteúdo do material,
  • a forma como o material é ensinado ou
  • a escala de notas do seu filho.

Se você quer saber quais dessas mudanças se aplicam a seu filho, confira a última seção das páginas do “PLEP” do IEP. Se o IEP propõe mudanças no conteúdo, o seu filho aprenderá o mesmo currículo, mas num nível mais apropriado para ele.

Os educadores especiais e os terapeutas trabalharão junto a seu filho para alcançar objetivos específicos. Cada objetivo terá uma página definida no IEP, após as páginas do PLEP. Cada objetivo terá um número designado, o que ajudará a interpretar o cronograma de serviços. Ao longo do ano você receberá tantos relatórios de acompanhamento como boletins escolares, embora os dois possam ser emitidos em momentos diferentes.

O cronograma de serviços encontra-se após os objetivos no IEP do seu filho. Ele contém uma lista dos serviços determinados pela equipe para que o seu filho possa alcançar os objetivos. O número do objetivo encontra-se na coluna da esquerda no cronograma. Cada objetivo deve ter pelo menos um serviço no cronograma.
O cronograma está dividido em 3 seções. Seção A, no topo, lista consultas agendadas periodicamente entre profissionais e professores, prestadores de serviços ou pais. As consultas não incluem nenhum contato direto com o seu filho. Seção B, no meio, lista serviços de educação especial fornecidos ao aluno em uma sala de aula de educação geral. Se o seu filho precisa de um serviço que não pode ser fornecido na sala de aula de educação geral, o serviço estará listado na Seção C, no final.

Uma vez familiarizado com o IEP, você poderá formar uma parceria melhor com a escola para garantir que o seu filho possa receber uma excelente educação. Use estas dicas como ponto de partida:

  • Converse com o professor do seu filho para verificar que ele tenha uma cópia do IEP;
  • Confirme que há arranjos necessários para os serviços e acomodações;
  • Converse com o professor do seu filho para saber como você pode ajudar o seu filho em casa com o que está sendo aprendido na escola e assim manter um ritmo comum entre a escola e a casa;
  • Compareça a eventos para pais após a volta às aulas e reuniões com professores;
  • Diga ao professor o quanto você aprecia o trabalho que ele está fazendo com o seu filho e crie um relacionamento positivo com o professor;
  • Se o seu filho for mais velho, peça-lhe para refletir sobre as acomodações durante o ano escolar;
  • Aprenda o que dá mais resultado para o seu filho (e o que não dá!) e comunique esta informação à escola ao longo do ano e durante as reuniões da equipe do IEP;
  • Se o seu filho está tendo dificuldades, trabalhe primeiro com o professor. Você também pode pedir uma reunião com a equipe para conversar sobre mudanças no IEP.

O seu papel como um pai ou mãe informado e prestativo é um componente importante para um ano bem-sucedido!
Se quiser obter mais informação, considere participar de dois workshops grátis de 2 horas chamados “Entendendo os Direitos Básicos da Educação Especial” (para entender o processo de educação especial), e “Um IEP Para Meu Filho” (para entender os documentos do IEP): https://fcsn.org/ptic/workshops/schedule.