Aproveite os Dias de Verão para Aprender

Boy with magnifying glassOs pais podem incentivar suas crianças a manterem uma aprendizagem viva. Mas como? A chave para evitar a perda de aprendizagem no verão é continuar com a aprendizagem durante todo o verão. A chave para querer aprender durante o verão é fazer com que essa aprendizagem seja DIVERTIDA! Estas sugestões forão baseadas em estudos que descobriram maneiras poderosas de fazerem com que as crianças fiquem cativas ao que aprenderam durante o ano escolar, como também para que ganhem, novas aptidões e conhecimentos durante o verão:

  • O número de livros lidos durante o verão está consistentemente relacionado aos ganhos acadêmicos.
  • As crianças de qualquer faixa de renda que leram seis ou mais livros durante todo o verão, ganharam mais através da realização com a leitura do que as crianças que não o fizeram.
  • As crianças lêem mais quando elas vêem outras pessoas lendo. Os pais podem ser modelos deixando que suas crianças os vejam lendo por prazer.

Aproveite o Momento

Quando seus filhos (suas filhas) demonstram um interesse, encoraje-os(as) para que falem e explorem o assunto mais a fundo. Siga suas paixões. Procure saber o que lhes interessa, diverte e inspira. Busque atividades que tenham a ver com os seus interesses. Os passeios de verão ao ar livre poderão trazer oportunidades para que seu filho(sua filha) aprenda sobre história, biografia e natureza. Aproveite estes momentos para ensinar e para encorajar seu filho(sua filha) a ouvir, ler, tirar uma foto, aumentar sua coleção de cartões-postais—até mesmo escrever em um diário! Procure o Departamento de Parques e Recreação de sua localidade para se informar sobre os próximos eventos.

As bibliotecas de Massachusetts são grandes recursos durante o verão. Elas distribuem entradas gratuitas ou a baixo custo para museus, zoo e outros lugares interessantes. Muitas patrocinam a leitura ou outros programas deaprendizagem. Muitas sugeriram listas de leitura para crianças de diferentes idades. Ligue para a biblioteca de sua localidade para obter os detalhes.

Fale e ouça

Cada dia de verão traz oportunidades para que você fale e ouça seus filhos(suas filhas). Na verdade, você sabia que somente falar e ouvir são importantes para o sucesso de seu filho(sua filha)? Ouvir é realmente a primeira experiência de seu filho(sua filha) e o início de sua alfabetização. Fale sobre tudo. Use palavras grandes mesmo que seus filhos(suas filhas) sejam pequenos(as) e encoraje seu filho(sua filha) ouvindo-as.

LEIA! LEIA! LEIA!

Em vez de perder as aptidões de leitura, as crianças que lêem durante o verão geralmente ganham essas aptidões. Ler em voz alta para crianças pequenas é a maneira mais importante para fazer com que se iniciem no caminho para se tornarem leitoras de sucesso. Leia para e com seu filho(sua filha) o mais freqüentemente que puder. Leia na língua falada em casa ou na língua com a qual se sentir mais confortável. Mantenha livros, revistas e jornais em sua casa e seja um exemplo de leitor a ser seguido. Visite a sua biblioteca com freqüência. Leve livros para casa. Talvez associar-se a um programa de leitura para o verão ou fazer parte das sessões onde são contadas estórias. As bibliotecas também têm filmes e CDs para alugar. Uma criança que for uma leitora relutante, poderá estar mais interessada em ler um livro cuja estória já assistiu no cinema. Os livros cômicos também são uma grande forma de fazer com que as crianças leiam e aumentem o seu vocabulário. Com o acesso à internet, as bibliotecas podem oferecer às crianças uma ótima maneira de ir em busca de um interesse.

Estudos descobriram que as crianças ganham aptidões de leitura quando lêem qualquer tipo de livro ou leitura que querem, inclusive livros cômicos e de romances para adolescentes. Na verdade, o resultados com estas leituras foram até melhores do que aqueles resultados através de uma instrução de leitura direta.

Encoraje a matemática e as ciências.

Converse sobre matemática e ciências durante as atividades diárias. Cozinhar, fazer jardinagem, costurar, usar uma calculadora, jogar jogos de tabuleiro, fazer estimativas de distâncias e quantidades e reconhecer os moldes em desenho e música também são ótimas maneiras para fortalecer as aptidões para matemática e ciência. Mantenha os eventos em um calendário tamanho-família para ajudar a reforçar o aprendizado relacionado a tempo e a horário.

Encoraje a escrita

As pessoas que lêem mais, escrevem melhor. E quanto mais as pessoas escrevem, melhor se torna sua escrita. Encontre maneiras para trazer a escrita para as atividades diárias. Você poderá encorajar seu filho(sua filha) ao: Manter um álbum de recortes. Preencha-o de cartõespostais, entradas de eventos com fotos. Seu filho(sua filha) poderá escrever os títulos e lê-los enquanto vocês dão uma olhada no álbum. Ajudar a escrever uma lista de compras. Começar um diário. Pode ser sobre o que aconteceu durante o dia ou a semana ou sobre tópicos nos quais seu filho(sua filha) esteja interessado(a) em conhecer.

Seja um modelo a ser seguido

Deixe que seu filho(sua filha) veja você tendo prazer em ler e aprender. A sua alegria de aprender será contagiante! Mantenha vivo o aprendizado durante o verão pois desta maneira seus filhos(suas filhas) retornarão à escola preparados, cheios de energia e prontos para o início de um novo ano escolar.

Você sabia que…?

  • O termo “perda de aprendizagem durante o verão”, “summer learning loss” foi inventado no início de 1906, para descrever a perda de aprendizagem do ano escolar que acontece no verão
  • Durante o ano letivo, todas as crianças aprendem as habilidades básicas quase que na mesma velocidade.
  • A perda de aprendizagem no verão afeta a quase todos os jovens. Porém as perdas são maiores para as crianças provenientes de famílias de baixa renda.
  • Quase todas as diferenças conquistadas acontecem por causa do acesso desigual às oportunidades de aprendizagem durante o verão.
  • As crianças que vão à biblioteca e levam livros para casa, vão aos museus, concertos, passeios ao ar livre e têm aulas como natação ou ginástica, provavelmente evitarão a perda no verão e farão mais ganhos de aprendizagem.

– Fuente: Centro de aprendizaje veraniega de la universidad John Hopkins www.summerlearning.org.