FCSN // Newsletter // 2019 // Summer 2019 // O Envolvimento Familiar e Comunitário é Importante Para Todas as Crianças (Português | Portuguese)
a

O Envolvimento Familiar e Comunitário é Importante Para Todas as Crianças (Português | Portuguese)

Por que é que o envolvimento da família nas escolas é importante?

Todas as famílias querem o melhor para os seus filhos. As famílias conhecem melhor os seus filhos e podem ser um recurso valioso para os professores. Quando famílias, escolas e comunidades se unem, podem ser feitas muitas coisas e todas as crianças podem obter o apoio de que precisam para ser bem sucedidas.

Mais de 50 anos de pesquisa educacional confirmam a conexão entre o engajamento da família e o sucesso do aluno. Os alunos têm melhores notas. Têm um comportamento melhor. Têm uma atitude mais positiva. É mais provável que terminem seus estudos. É mais provável que vão para a faculdade. As escolas também têm melhores resultados quando envolvem famílias e comunidades como parceiros.

Todas as escolas interagem com as famílias. Todas as escolas enviam boletins de notas para casa, têm horários para reuniões com pais e solicitam voluntários. Então, o que queremos dizer com o “envolvimento da família e da comunidade”? Associação Nacional de Engajamento Familiar, Escolar e Comunitário (NAFSCE) oferece esta definição:

• O engajamento familiar é uma responsabilidade compartilhada na qual as escolas e outras agências e organizações comunitárias se comprometem a alcançar o engajamento das famílias de forma significativa e na qual as famílias se comprometem a apoiar ativamente a aprendizagem e o desenvolvimento de seus filhos. O envolvimento familiar é contínuo ao longo da vida de uma criança e implica um compromisso duradouro onde o papel dos pais muda à medida que as crianças amadurecem e entram na fase adulta. O envolvimento efetivo da família inclui e reforça o aprendizado nos múltiplos ambientes onde as crianças aprendem: em casa, em programas pré-escolares, na escola, em programas depois da escola, na igreja e na comunidade.

Partilhar a responsabilidade pela aprendizagem e pelos os resultados

Responsabilidade partilhada significa trabalhar em parceria para o melhor interesse da criança. Por exemplo, a escola pode comunicar às famílias as suas expectativas em relação ao dever de casa para que os pais possam monitorá-lo. A escola também pode criar um ambiente acolhedor para que todas as famílias se sintam parte da comunidade escolar. As famílias, por outro lado, podem partilhar a responsabilidade pela aprendizagem, procurando oportunidades na comunidade que possam enriquecer a aprendizagem da criança na sala de aula. Elas também podem ser defensoras dos seus filhos quando sentem que uma necessidade não está sendo atendida. A parceria escola-família é reforçada quando cada parte interessada assume a responsabilidade de fazer a sua parte, o que beneficia os alunos.

Envolvimento contínuo da família e da comunidade desde o nascimento até a idade adulta jovem

Quando integramos a família, a escola e a comunidade e exercemos atenção e comunicação frequentes, forma-se uma rede de apoio para respaldar crianças em dificuldades e oferecer apoio antes que seja tarde demais. As famílias, professores, colegas, conselheiros de orientação e inúmeras outras pessoas influenciam a vida de uma criança. Para fazer bem o seu trabalho, estas pessoas têm de aprender com o passado de uma criança e ter um interesse no seu futuro. As parcerias familiares, escolares e comunitárias que apoiam as crianças desde o nascimento até a idade adulta podem ajudar a tornar isso possível.

Envolvimento da família e da comunidade em vários contextos

Uma das melhores maneiras em que as partes interessadas podem reduzir as lacunas de desempenho da criança é preencher a vida dela com oportunidades de aprendizagem dentro e fora da escola. Há muitas maneiras em que as escolas podem facilitar a aprendizagem fora da sala de aula. Elas podem trabalhar com os pais para alinhar a aprendizagem fora da escola com o trabalho em sala de aula. Podem oferecer apoios como ajuda com o dever de casa depois das aulas. Elas também podem ser um elo crucial entre as famílias e os recursos da comunidade, como bibliotecas públicas, museus e centros comunitários. É preciso mais do que um ensino em sala de aula de alta qualidade para que todas as crianças atinjam o seu potencial: um sistema educacional verdadeiramente excepcional deve aproveitar todas as oportunidades para educar as suas crianças.