About UsEarly Childhood DevelopmentEducation & Special NeedsHealth CareGiving & EventsPublications & Resources

Promovendo o Aprendizado de Verão para os Estudantes com Deficiências de Aprendizado
Por Becky Rizoli
Projeto de Informação e Treinamento para os Pais

Para os estudantes com deficiências de aprendizado, a escola pode ser extremamente estressante. Embora eles sejam tão capazes de aprender e ser bem sucedidos academicamente quanto são os outros estudantes, eles geralmente levam mais tempo para processar a informação e chegar a encontrar as respostas corretas. Como resultado disso, eles podem se sentir frustrados e até mesmo intimidados pelos outros estudantes. Eles podem acreditar falsamente que não são tão inteligentes quanto os seus companheiros.

Imagine se sua filha ou seu filho fosse o primeiro estudante da classe a levantar a sua mão no primeiro dia de aula. Pense somente em como isso seria maravilhoso para a auto-estima de seu filho/sua filha! Aqui vão algumas idéias para ajudar seu filho/sua filha a aprender durante o perídodo do verão e oferecer-lhe uma vantagem inicial para o próximo ano letivo.

Reveja as Estruturas Curriculares do Departamento de Educação Elementar e Secundária de Massachusetts, Massachusetts Department of Elementary and Secondary Education Curriculum Frameworks no www.doe.mass.edu/frameworks/current.html. Esta é uma lista do que as escolas estarão ensinando em cada área da matéria de cada série. Você também poderá entrar em contato com o seu distrito escolar e pedir uma cópia do currículo. Durante o verão, você poderá usar as estruturas como um guia para “pré-ensinar” as lições que seu filho/sua filha estará estudando na escola.

Você poderá se preocupar com o fato de que seu filho/sua filha poderá protestar. O aprendizado durante o verão não precisa ser chato. De fato, pode ser interessante e divertido porque você pode tirar o aprendizado das sala de aula, deixar seus filhos/suas filhas irem de encontro aos seus interesses em seu próprio passo e adaptar material para o estilo de aprendizado de seu filho/sua filha. O aprendizado de verão também é uma chance para explorar os muitos museus divertidos e interativos que se encontram por todo o estado. Muitas bibliotecas oferecem passes para museus e aquários e muitas outras destinações relacionadas aos tópicos que o seu filho/sua filha estudará na escola. Por exemplo, se o seu filho/sua filha estiver indo para a terceira série no outono, ele/ela aprenderá sobre os Peregrinos na classe de Ciências. Um passeio de um dia à Plymouth, onde você poderá visitar a Plantação de Plymouth, Plimoth Plantation e o Mayflower, será uma aventura divertida e emocionante para o seu filho/sua filha. Se tiver mais tempo depois, faça um passeio ao longo da beira do mar ou da baía. Dê uma olhada nas várias lojas de souvenirs ou compre um sorvete. Seus filhos/suas filhas se divertirão bastante; eles não irão nem mesmo perceber que isto é educativo! No caminho de volta para casa, converse sobre as coisas que você viu e aprendeu.

Vocês são os pais de uma criança que brevemente-estará-na-quinta série? Os alunos da quinta série aprendem sobre a Revolução Americana. Dê ao seu aluno uma vantagem inicial visitando as cidades de Concord e Lexington, onde poderá visitar os campos de batalha e andar pelo caminho que Paul Revere fez, montado em seu cavalo. Concord é também um grande local para as crianças mais velhas que irão estudar nas aulas de inglês os trabalhos de Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau e Nathaniel Hawthorne. Leve-as para fazer um tour do Old Manse e da casa de Emerson, onde elas poderão aprender sobre estes autores e o movimento Transcendentalista. Como ponto culminante do dia, dê uma andada em volta do Walden Pond, onde Thoreau viveu e escreveu Walden.

Aqueles que estarão iniciando a sétima série, poderão se preparar para a História Antiga visitando as galerias dos Egípcios, Gregos e Romanos no Museu de Belas Artes de Bostom, que também é um museu divertido e útil para os estudantes que irão ter aula de arte ou história da arte.

Os alunos da quarta série irão estudar as baleias na aula de ciências e os do primeiro ano do curso secundário irão ler Moby Dick. Visite o Museu da Baleia em New Bedford. Os livros The Crucible, Witch of Blackbird Pon ou The House of The Seven Gables, que se encontram na lista de leitura de seu filho/sua filha? Uma viagem à cidade de Salem é uma grande idéia. Se seu filho/sua filha for estudar o sistema solar, vá ao Planetário no Museu de Ciências de Bostom.

Caso não possa ir a nenhum destes museus durante o verão, ainda existem muita maneiras divertidas e interessantes de pré-ensinar o seu filho/sua filha antes de que as aulas se iniciem. Visite a sua biblioteca pública e pegue emprestado livros, livros em áudio ou DVDs nas matérias que seus filhos/suas filhas irão estudar na escola. Os estudantes que recebem os serviços IEP estão capacitados para os livros gravados ou em formato digital, que poderão ser assistidos através de um computador ou de um aparelho de som MP3. Este é um serviço da Biblioteca dos Livros Falados, Talking Books Library (aprenda mais no http://mblc.state.ma.us/libraries/braille/index.php) ou nas Gravações para os Cegos e Disléxicos, Recordings for the Blind and Dyslexic (apenda mais no www.rfbd.org). Muitos estudantes ouvem livros que são carregados do programa www.audible.com ou www.bookshare.org no seu iPod ou computador.

Um outro grande recurso é a Associação da Biblioteca Americana, American Library Association. Visite www.ala.org/ala/mgrps/divs/alsc/index.cfm para obter uma lista de “Grandes Websites para Crianças”, “Great Web sites for Kids”. Lá, você poderá encontrar uma grande variedade de websites que estão listadas por matéria e tópico. Averigue aquelas que se relacionem com as matérias que seus filhos/suas filhas estarão estudando na escola. Estes websites são uma maneira divertida e interativa para promover o aprendizado durante o período de verão.

Lembre-se de que, apesar da escola não funcionar no verão, você ainda pode promover o aprendizado fora da sala de aula e este pode ser divertido!