Newsline Volume 31, Number 3

Padrões Comuns para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico e Massachusetts

Por Janet Vohs, Director of Publications, Mass PIRC

"E então em Massachusetts. . . . o estado que liderou a naçã o nos ganhos de desempenho escolar durante a década passada, graças em grande parte, aos seus excelentes padrões - e a sua implementaçã o séria." Assim, inicia um parágrafo curto no "Estado dos Padrões Estaduais" - e Conteúdo Curricular do Ensino Básico - em 2010", um relatório de julho de 2010, apresentado pelo Instituto Thomas B. Fordham sobre o progresso de um movimento nacional em direçã o à adoçã o aprovada nacionalmente nos altos padrões a ní vel estadual.

Por que um "Conteúdo Curricular do Ensino Básico"?
Em 21 de julho de 2010, o Conselho de Educaçã o Elementar e Secundária de Massachusetts votou com unanimidade na adoçã o dos "Padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico" (Common Core Standards), em "Lí ngua Inglesa (ELA) e Matemática. Os professores, administradores, gupos de direitos civis, defensores de deficientes, e outros especialistas através de toda a naçã o desenvolveram os padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico em resposta à inconsist ência das expectativas educacionais de estado a estado. Baseados nos padrões estaduais, os estudantes em um estado poderiam ser sensatamente julgados "proficientes" considerando-se que, em um outro estado, o mesmo ní vel de ensino poderia ser considerado como passar de ano raspando. O objetivo dos programas de padrões para o conteúdo curricular do ensino básico é o de prover um roteiro claro e consistente para preparar as crianças e a força de trabalho. O estado de Massachusetts desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento nacional dos Padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico.

Os estados que adotam os padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico poden entã o alterá-los em 15% com seus próprios padrões para melhorá-los ou alterá-los de acordo com as necessidades do estado. No final do verã o, os painéis de revisã o das Estruturas Curriculares do ELA e de matemática, começaram a trabalhar para identificar quais os padrões de Massachusetts que seriam acrescentados para reforçar os padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico. Os padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico ampliados, foram submetidos ao Conselho de Educaçã o Elementar e Secundária e adotados em 21 de dezembro. Os novos padrões sã o atualmente entitulados de Estrutuas Curriculares de Massachusetts para Lí ngua Inglesa - Leitura e Escrita, Incorporando os Padrões Estaduais para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico, e as novas Estruturas Curriculares de Massachusetts para Matemática, Incorporando os Padrões Estaduais para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico.

O Que os Padrões Comuns para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico Significam para os Testes em Massachusetts?
Em uma Conferência Curricular, convocada em dezembro de 2010, pelo Departamento de Educaçã o Elementar e Secundária (ESE), de Massachusetts, a Dra. Julia Phelps do ESE de Mass., expôs o plano global para a implementaçã o dos novos padrões em Massachusetts. Os participantes foram informados de que nenhuma mudança dos padrões curriculares seriam implementados este ano. As avaliações estaduais, da primavera de 2011, conhecidas como MCAS, nã o refletirã o os padrões comuns para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico. No iní cio de 2011, o ESE de Massachusetts espera ter um documento esquematizando onde os padrões para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico e os que já temos (Estruturas Curriculares de Massachusetts) coincidem. Os distritos e as escolas estarã o usando estes documentos como uma ferramenta de planejamento para incorporar os novos padrões nos currí culos escolares.

Os testes de primavera do MCAS de 2012, refletirã o os padrões que sã o compartilhados pelas Normas Curriculares de Massachusetts e os Padrões Comuns para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico. Até o ano letivo de 2013-2014, de acordo com a Dra. Phelps, o estado de Massachusetts fará a mudança completa para os novos padrões e avaliações. O estado de Massachusetts está agora liderando uma associaçã o de estados para planejar um sistema de teste padronizado que substituiriam a quantidade de testes usados atualmente em cada especí fico estado.

Nos próximos dois anos, será a hora em que as escolas e os distritos darã o uma olhada séria no conhecimento e capacidades que estã o sendo ensinados e aprendidos para que com isto possam preparar melhor todos os estudantes para as avaliações estaduais que serã o baseadas nas novas Estruturas Curriculares.

Fontes
Para histórico informativo sobre os Padrões Comuns para o Conteúdo Curricular do Ensino Básico, "Common Core Standards" e para obter as cópias do programa, por favor veja o www.corestandards.org

Para acompanhamento sobre a participaçã o de Massachusetts no Conteúdo Curricular do Ensino Básico, por favor veja: Memorandum do Delegado de Ensino do ESE Mitchell Chester, de 10/12/10, ao Conselho do ESE no www.doe.mass.edu/boe/docs/1210/item1.html

O Centro de Recursos e Informaçã o aos Pais de Massachusetts e (Mass PIRC) é um projeto da Federaçã o dedicado a ajudar os pais de todas as crianças a estabelecer uma parceria com os educadores de seus filhos. Ligue para 1-877-471-0980 ou visite o site www.masspirc.org.